terça-feira, 25 de setembro de 2007

A TV faz o povo ou o povo faz a TV?




Após a leitura da obra 1984 de George Orwell refleti sobre o contexto apresentado no qual 85% da população (os proles) vivem dentro de um sistema que os deixa alheios á manipulação de informações, alheios aos produtos de seu próprio trabalho e inseridos numa realidade marcada pela baixa qualidade de vida. A partir disso, cheguei a conclusão que por mais que a obra tenha como objetivo criticar o Stalinismo (salvo as referencias ao grande bigode negro do Grande irmão) relacioná-la com a cultura de massa e seus efeitos sobre a sociedade brasileira é perfeitamente aceitável.
A cultura de massa sustentada principalmente no Brasil pela Rede globo (quarta maior emissora do mundo) funciona com seu poder de alienação junto ao restante de canais de TV aberta como um entorpecente da consciência popular criando um perfil de cidadão manipulável e de grande interesse para os donos do capital e dos meios de produção.
Essa minoria que detêm o capital, dentro de um jogo de interesses manipula a forma com a qual serão passadas as informações e acaba ditando as regras da sociedade em que vivemos pois sua ideologia é colocada em prática através da mídia com programas sem profundidade alguma, roubando do cidadão o tempo em que ele poderia enxergar a realidade e lhe dando em troca um jornalismo tendencioso e baseado na polemica, futebol, mulheres e telenovelas que parecem repetira as mesmas 3 ou 4 histórias durante décadas as quais criam suporte para a criação dos valores que regem a sociedade e são transmitidos pelos vilões e mocinhos criados sempre da mesma maneira.
È engraçado que muitas vezes a indignação com uma notícia ruim do Jornal Nacional vai embora quase que num passe de mágica quando começa a novela (sem nenhum intervalo entre os dois programas) exibindo uma cena romântica.
E é claro que a TV não é a única responsável por isso, afinal, sem TV o povo só perderia uma orientação de consumo padronizada que é necessária que exista já que buscamos a ordem e o progresso. Pois o progresso só se faz quando apontado para uma única direção, através de padrões que poderiam ser melhores, mas...
È uma questão de educação a qual já é também alheia a maioria dos espectadores. Talvez porque tenha q ser assim para que funcione o jogo dos que dêtem o poder
Afinal, pensando que a globo funciona como o grande irmão para o Brasil só tenho uma dúvida “O povo faz a TV, ou a TV faz o povo?”

texto: The clown.
foto: Moka.

2 comentários:

Anônimo disse...

"mate seu Deus,mate sua TV"
marilyn manson

hasuihsauihsaui
mas você ainda é o mais brisante! *:

Fernando Faria disse...

Excelente!